10.10.10


Dado o acúmulo de cansaço da viagem, só saímos do hotel às 11 horas. Aliás, acertamos na escolha. O Crystal City Hotel é bem pertinho do metrô e, da cobertura, se tem uma bela vista da Acrópole.

Pegamos o metrô na Metaxourghio e, quatro estações depois, já estávamos na estação Acrópole. Hoje tivemos sorte, pois a entrada era gratuita. A primeira vista que tivemos foi o Teatro de Herodes Atticus, que hoje está restaurado e ainda é usado para concertos ao ar livre.



Caminhando um pouco mais, chegamos ao portão de Beulé que foi construído como a primeira entrada da Acrópole.






Passando o portão, abre-se uma ampla visão do Propileus, a nova entrada da Acrópole, mas não tão nova assim, ele data de 437 a.C.






Ao lado desse, vemos o pequeno templo de Atena Nike que foi reconstruído três vezes e, hoje, está bem inteiro e muito bonito.





Depois do Propileus, finalmente chegamos ao Pártenon, uma estrutura enorme e impressionante que nos deixa perplexos e paralisados. Após várias transformações ao longo do tempo que destruíram sua fachada (já foi igreja cristã, mesquita turca e saqueada por um Lorde), está em restauração há mais de vinte anos. As impressionantes esculturas em alto relevo estão no museu logo em frente à Acrópole, no museu do Louvre e no British Museum.




Ao lado do Pártenon, vimos o Pórtico das Cariádes, que são estátuas de seis figuras femininas no lugar das colunas do templo Erecteion.




Mais abaixo da Acrópole, estão vários santuários menores de adoração aos deuses gregos e o Teatro de Dionisio, que, infelizmente, está reduzido a menos de um quinto de seu tamanho original.




Terminando o tour pela Acrópole, fomos ver todas as peças que estão no novo museu que inaugurou há apenas um ano (não é permitido tirar fotos).

Para encerrar o dia, demos umas voltas nas lojinhas de artesanato aos redores e escolhemos jantar num restaurante com comida típica bem pertinho da Acrópole, onde provamos o típico Pasticcio e o Cabrito em papel ao forno, ambos deliciosos!

3 comments :

  1. Está muito legal o blog!!
    Estou viajando com vocês :-)

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você tá gostando (e comentando bastante!). Fico superfeliz com seus comentários! Bjs.

    ResponderExcluir